O mês de novembro marca a campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata e de promoção ao cuidado com a saúde do homem, o Novembro Azul. A ação acontece mundialmente e tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
De acordo com o Ministério da Saúde, “o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens”. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e, por isso, é tão importante que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos, sem estes fatores, procurem o urologista e façam exames regularmente.
Inscrições para cursos técnicos gratuitos estão abertas
As matrículas para Rede Estadual de Ensino estão abertas até o dia 1º de dezembro, com cursos técnicos gratuitos nas áreas de Eletrotécnica, Mecânica, Edificações, Estradas, Design de Interiores e muitos outros. Todo o processo é feito pelo site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A divulgação da escola de cada estudante estará disponível no Site da Secretaria de Educação. Confira, ainda, a lista de escolas públicas que ofertam cursos técnicos e quais as modalidades disponíveis em cada escola.
SINTEC-RS emite nota de apoio ao movimento pelo fim da escala 6x1
A mobilização da classe trabalhadora pelo fim da escala 6×1 pautou as redes sociais, a grande mídia e o parlamento. Essa é uma demanda necessária e legítima de trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam diariamente a exaustiva e exploratória jornada de trabalho, que afeta diretamente sua qualidade de vida. Uma jornada que priva trabalhadores e trabalhadoras do acesso ao lazer, à cultura e até mesmo aos cuidados com a saúde física e mental é incompatível com a realidade atual.
BdF-RS: manifestantes saem às ruas de Porto Alegre pelo fim da escala 6x1
O debate sobre a jornada 6x1, seis dias de trabalho e um de folga, ganhou força através das redes sociais na sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, tomou às ruas de várias regiões do país, em ao menos 26 cidades brasileiras. Em Porto Alegre, a maioria dos manifestantes jovens, clamavam pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol).
Glossário antirracista: confira cinco expressões para tirar do vocabulário
A quarta-feira, 20, é marcada pelo Dia da Consciência Negra, data que destaca a importância e influência da cultura dos povos africanos na cultura brasileira e reforça a importância do debate sobre racismo e discriminação. O combate ao racismo é uma responsabilidade de todos e, pensando nisso, o SINTEC-RS elaborou um glossário com expressões racistas para serem excluídas do vocabulário.
CUT-RS intensifica luta contra a escala 6x1 em assembleia no centro de Porto Alegre
Na tarde de domingo, 24, trabalhadores e movimentos sociais se reuniram na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, para participar de uma assembleia, que debateu estratégias contra a escala de trabalho 6x1. Após o encontro, os participantes realizaram uma caminhada até o supermercado Zaffari da Rua dos Andradas, onde protestaram pelo fim da jornada considerada exaustiva e desumana.
Audiência Pública discutirá o fim da escala 6x1 na Câmara dos Deputados
A proposta de encerrar a jornada de trabalho no formato 6x1 avança e ganha destaque no debate parlamentar.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) liderou esforços para viabilizar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que apresentou sobre o tema. Com o apoio de diversos parlamentares e intensa mobilização nas redes sociais, foi possível reunir as assinaturas necessárias para iniciar a discussão na Câmara dos Deputados.
Como próximo passo, a deputada anunciou a realização de uma audiência pública no dia 4 de dezembro, às 16h, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados.