O Projeto Reparar, promovido pelo SINTEC-RS em parceria com a ATCEEE, ASTEC, CRT-RS e com a Escola Técnica Frederico Schmidt continua em busca de voluntários e voluntárias! Com o objetivo de reparar equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos atingidos pela enchente, o projeto precisa de mão de obra para desenvolver as atividades necessárias.


A sua contribuição é fundamental neste momento de união e solidariedade.


Vamos, juntos, apoiar aqueles que precisam da nossa ajuda. Se você pode ajudar, cadastre-se clicando aqui. Alunos da escola Frederico devem realizar o cadastro via formulário disponibilizado pela escola.


Confira os horários disponíveis para as atividades:


🔹 Terças-feiras das 14h às 17h30
🔹 Quartas-feiras das 08h às 11h30
🔹 Quintas-feiras das 17h às 19h30


Junte-se a nós nesta jornada de solidariedade e recuperação.


Juntos somos muito mais fortes e podemos fazer a diferença na vida das pessoas que tanto precisam.

Acompanhe o SINTEC-RS nas redes sociais

Audiência pública do MPT-RS aborda contribuição sindical e práticas antissindicais


Na terça-feira, 6, o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT-RS) realizou uma audiência pública, em Porto Alegre, para discutir questões cruciais relacionadas à contribuição sindical, práticas antissindicais e o direito à oposição. O evento contou com a presença de representantes de sindicatos, da patronal, e autoridades judiciais, refletindo a importância do tema para o cenário trabalhista atual. O momento serviu para destacar a complexidade dos temas discutidos. A contribuição sindical, as práticas antissindicais e o direito à oposição são questões fundamentais para o movimento sindical. Na ocasião, o MPT-RS, a CUT-RS e o TRT-4 ainda demonstraram um compromisso em buscar soluções para fortalecer a representação sindical.

Saiba mais

REVISÃO DO FGTS: novos índices de correção a partir de 17 de junho de 2024


O Superior Tribunal Federal julgou o tema discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.090), sobre a aplicação da Taxa Referencial (TR) na correção dos saldos das contas vinculadas ao FGTS, referente a ação popularmente conhecida como “Revisão do FGTS”.  A ação foi julgada parcialmente procedente, restando decidido que o FGTS será atualizado na forma legal (TR + 3% a.a. + distribuição dos resultados auferidos) em valor que garanta, no mínimo, o índice oficial de inflação (IPCA) em todos os exercícios, ou seja, a atualização dos valores do FGTS não poderá ser abaixo da inflação. Contudo, esses efeitos passarão a contar a partir da data da publicação da ata de julgamento, em 17 de junho de 2024.

Saiba mais

Para assistir: O futuro do carvão no Brasil , documentário do DIEESE


O futuro do carvão no Brasil é tema de documentário produzido pelo DIEEESE, que destaca a importância de uma transição energética justa. Atualmente, o carvão produzido no país gera cerca de 3% da energia elétrica do país. “Metade desta produção vem da extração do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde o setor emprega 4 mil trabalhadores diretos e 32 mil indiretos”, conforme dados levantados pelo DIEESE.

Saiba mais

Categoria tem direito à restituição das contribuições sobre aviso-prévio


Em 2021 o SINTEC-RS através de sua assessoria Jurídica, Forbrig Advogados Associados, visando resguardar os direitos de todos os membros filiados e aos que futuramente ingressem ao rol da classe profissional, ingressou com uma ação coletiva cujo objetivo era a inexistência da relação jurídico-tributária que submeta os substituídos ao recolhimento da contribuição previdenciária incidente sobre o aviso prévio indenizado.

Saiba mais

Mundo Sindical: A agenda dos trabalhadores e as eleições


O movimento sindical brasileiro produziu ao longo dos últimos anos uma agenda que orienta a ação classista no país. O centro dessa agenda é a luta pelo desenvolvimento com valorização do trabalho e dos trabalhadores. (...) É aí que se inserem as próximas eleições municipais. Eleger prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras identificados com a democracia, o desenvolvimento nacional e a pauta dos trabalhadores é fundamental.  

Saiba mais

O teu sindicato é quem te representa! Os sindicatos são organizações formadas por trabalhadores e trabalhadoras para representar os interesses de uma categoria profissional.

Atuam em negociações coletivas e buscam melhores condições de trabalho e de remuneração, lutando diariamente pelos direitos dos trabalhadores!

Além disso, também garantem voz política para a classe trabalhadora e são fundamentais para equilibrar as relações de poder entre empregadores e empregados, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.

O SINTEC-RS representa, legalmente, a categoria dos Técnicos e Técnicas Industriais no nosso estado e atua há mais de 35 anos em prol da categoria.

Faça parte do teu sindicato e ajude a fortalecer e construir a luta dos Técnicos e Técnicas Industriais!

Sindicalize-se