O mês de junho destaca a importância da doação de sangue, um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. Os estoques dos bancos de sangue precisam ser constantemente reabastecidos, e isso depende da solidariedade da população. O que é
preciso para doar?
✔ Ter entre 16 e 69 anos*
✔ Estar em boas condições de saúde
✔ Pesar mais de 50 kg
✔ Ter dormido ao menos 6h na última noite
✔ Estar alimentado
✔ Não ter consumido álcool nas últimas 12h
*Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.
Antes de doar, consulte o hemocentro da sua cidade, pois alguns locais pedem agendamento. O processo é rápido, seguro e pode salvar até 4 vidas. Confira algumas doações que fizeram parte da campanha do SINTEC-RS:
Boletim Jurídico Junho | SINTEC-RS & Forbrig & Peltz
O SINTEC-RS, em parceria com o escritório Forbrig & Peltz, traz mensalmente um boletim jurídico com atualizações dos processos coletivos, plantões de atendimento e novidades jurídicas para a categoria dos Técnicos e Técnicas Industriais.
📌 Quer saber mais sobre os processos coletivos? Entre em contato:
DIEESE: Conheça a Pauta da Classe Trabalhadora apresentada em Brasília
Em 29 de abril, durante a Plenária Nacional das Centrais Sindicais realizada em Brasília, foi apresentada a nova Pauta da Classe Trabalhadora — um documento que reúne as prioridades e reivindicações do movimento sindical para o próximo período. Elaborada de forma unificada pelas centrais sindicais, a pauta orientará mobilizações, negociações e ações institucionais nos níveis nacional, regional e setorial. Mais do que um conjunto de propostas, a Pauta reafirma o papel do movimento sindical como agente de transformação social, defensor dos interesses da classe trabalhadora.
Senado debate redução da jornada de trabalho em audiência pública com participação da CNTI e NCST
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal realizou, no dia 9 de junho, uma audiência pública para discutir a redução da jornada de trabalho sem corte de salários — tema considerado prioritário pelas centrais sindicais. O encontro contou com a presença de representantes de entidades sindicais, do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de setores patronais. José Reginaldo Inácio, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), representou as entidades na mesa de debates e reforçou a urgência do tema. Para ele, a discussão sobre a carga horária ultrapassa a questão da produtividade: trata-se de uma pauta de saúde pública e justiça social.
CUT-RS: cerca de 6,3 mil crianças foram resgatadas de situações de trabalho infantil, entre 2023 e 2025
A quinta-feira, 12 de junho, marca o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e a CUT-RS destaca que a luta por um trabalho digno e decente também abraça a luta contra a exploração das crianças e adolescentes. Somente entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças foram resgatadas de situações de trabalho infantil no Brasil. Do total, o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego aponta que 86% dos casos envolviam as piores formas de exploração do trabalho infantil, ou seja, atividades com graves riscos ocupacionais e sérios prejuízos à saúde e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A divulgação dos dados é parte das ações da Semana de Combate ao Trabalho Infantil, quando ocorre o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
‘Trabalhadores do mundo inteiro estão em uma situação cada vez pior’, alerta Antônio Lisboa
O Brasil de Fato RS conversou, em Genebra, com Antônio Lisboa, atual Secretário de Relações Internacionais da CUT e presidente Adjunto da Confederação Sindical Internacional (CSI), e desde 2014 representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Lisboa esteve em Genebra na Suíça para participar da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) e da reunião do Conselho de Administração da Organização. Na conversa foram abordados temas como a atual situação dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo em função da geopolítica, a importância da OIT para os/as trabalhadores/as como órgão onde é possível construir normas básicas e internacionais que os protegem no mundo.
O sindicato é a principal força que negocia salários justos, melhores condições de trabalho e benefícios para toda a categoria. Mas para que isso aconteça, ele precisa do seu apoio!
📣 Confira o recado do nosso diretor de organização política e formação sindical, Mário Schmidt, e contribua com o sindicato! Ao contribuir, você fortalece a luta dos Técnico e Técnicas Industriais!
✊🏻Juntos, somos mais fortes: para realizar o pagamento, basta preencher o formulário disponível no site do SINTEC-RS.