No mês de maio, durante o Dia do Trabalhador, celebramos a força, a coragem e a dedicação diária de cada trabalhador e trabalhadora.
Com muito respeito e admiração, reconhecemos o empenho de quem constrói, transforma e move o país com o próprio trabalho.
Na ocasião, parabenizamos, em especial, os Técnicos e Técnicas Industriais, cuja atuação é essencial para o desenvolvimento do setor e da sociedade.
Mais do que uma data comemorativa, o 1º de Maio foi um lembrete da importância da luta da classe trabalhadora por direitos, valorização e melhores condições de trabalho. Reforçamos que a união da classe trabalhadora e a atuação estratégica dos sindicatos foram fundamentais para garantir conquistas como:
E nada disso seria possível sem o apoio de quem acredita na luta coletiva.
SINTEC-RS participa de ato unificado que marcou o dia 1º de Maio em Porto Alegre
O SINTEC-RS esteve presente no grande ato unificado do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado na última quinta-feira, 1º de maio, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. A atividade foi promovida por diversas centrais sindicais — CUT-RS, CTB, Força Sindical, Intersindical, CSB, Pública, Fórum Sindical e UGT — e reuniu milhares de pessoas em uma tarde de luta, cultura e celebração. Representando o sindicato, os diretores César Borges e Mário Schmidt participaram do evento, reafirmando o compromisso do SINTEC-RS com a defesa dos direitos da classe trabalhadora e a valorização dos técnicos e técnicas industriais. Com entrada gratuita, o ato contou com apresentações culturais, shows musicais e falas de lideranças sindicais que destacaram a importância da unidade dos trabalhadores na atual conjuntura política e econômica do país.
CUT Brasil: pejotização irrestrita fará trabalhador perder todos direitos, alertam ABRAT e MPT
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de suspender, em 14 de abril, as centenas de milhares de ações que pedem o reconhecimento do vínculo empregatício em contratos de trabalho como Pessoas Jurídicas (PJs), a chamada “pejotização”, vai retirar todos os direitos dos trabalhadores, prejudicar o combate ao trabalho escravo, impossibilitar a aplicação da Lei da Igualdade Salarial e o preenchimento de cotas para a contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), por parte das empresas, além de impactar nas contas públicas, alertam a Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (Abrat), entidade que articulou a Mobilização Nacional em Defesa da Justiça do Trabalho, e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que embora não faça parte dessa mobilização é um órgão de defesa dos direitos trabalhistas.
Frentes entregam a ministro campanha de plesbicito popular sobre IR e escala 6 X 1
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, recebeu nesta segunda (19), representantes da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, que estão organizando o plebiscito popular pela redução da jornada sem redução salarial, o fim da escala 6x1, a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos. Composta por organizações dos movimentos sociais e por partidos de esquerda, a comissão recebida foi integrada por representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Sem Terra (MST) e União Nacional dos Estudantes (UNE), bem como de partidos como PT, PSOL e PC do B.
A Contribuição Confederativa já está disponível para pagamento no site
Pagar a Contribuição Confederativa ao sindicato é apoiar quem te representa! Você já se perguntou como os direitos trabalhistas são conquistados e mantidos? O sindicato é a principal força que negocia salários justos, melhores condições de trabalho e benefícios para toda a categoria. Mas para que isso aconteça, ele precisa do seu apoio! Sem o sindicato, seus direitos ficam vulneráveis! Ao contribuir, você fortalece a luta dos Técnico e Técnicas Industriais! Juntos, somos mais fortes: Para realizar o pagamento, basta preencher o formulário disponível no site do SINTEC-RS. Importante: O pagamento da Contribuição Confederativa 2025 também quitará a antiga Contribuição Sindical.
Racismo mata e exige políticas de reparação, afirma secretária da CUT/RS
Quase um século e meio após a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888 – data hoje altamente contestada – o racismo continua sendo uma chaga social no Brasil, segunda maior nação negra do mundo após a Nigéria. E aflora cotidianamente sob as mais diversas formas, inclusive em chacinas. Neste encontro, a secretária de combate ao racismo na CUT/RS, Isis Garcia, adverte que o preconceito de raça não é um assunto apenas dos afrodescendente. É algo a ser encarado e combatido por todos. É um embate em que não cabe o silêncio perante a violência do preconceito. Para Isis, enfrentar a opressão racial que permeia toda sociedade é também um problema dos brancos.
No mês de maio celebramos o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, uma data que marca a importância da luta coletiva na conquista de direitos que hoje fazem parte da nossa rotina — mas que não vieram de graça.
O SINTEC-RS reuniu 10 direitos trabalhistas que só existem graças à organização e à atuação dos sindicatos, como o 13º salário, o adicional de periculosidade e a licença-maternidade.
Essas e outras vitórias estão no e-book gratuito Conquistas do Movimento Sindical, que mostra como a mobilização dos trabalhadores fez (e continua fazendo) a diferença na construção de um país mais justo.