SINTEC-RS lança Informativo Anual 2022


Em maio o SINTEC-RS lançou o Informativo Anual 2022, que reúne as ações da diretoria durante o último ano, bem como, os resultados e o balanço da atuação da Gestão 2020-2023 no sindicato.


O material foi apresentando na assembleia geral ordinária de prestação de contas e destaca a comemoração de 35 anos do SINTEC-RS e alteração no Estatuto da entidade, além da mobilização em defesa dos direitos e interesses dos Técnicos e Técnicas Industriais. 


“O material vem se consolidando, como um balanço das principais ações do sindicato”, destaca César Borges, presidente do SINTEC-RS. Acesse aqui o informativo e conheça as principais atividades do sindicato ao longo de 2022!

Saiba mais
Acompanhe o SINTEC-RS nas redes sociais

Entenda qual é a relação entre a privatização da Eletrobras e o futuro do saneamento no Brasil


Muito têm se falado sobre o processo de privatização da Eletrobras. Ocorre que assim como no saneamento, no setor energético – ambos definidos pelo mercado como Utilities ou simplesmente (Entidade de utilidade pública) – os processos de privatizações são pautados em modelos. Um modelo econômico de privatização, como o de capitalização usado na Eletrobras, envolve a transferência do controle e da propriedade de uma empresa estatal para o setor privado - modelo que está na contramão do mundo.

Saiba mais

Junho Vermelho: campanha anual destaca importância da doação de sangue


Durante o mês de junho, a campanha Junho Vermelho chama a atenção para a importância da doação de sangue regularmente. A ação também busca alertar a população sobre a necessidade de aumentar o número de doadores, para garantir o abastecimento dos bancos de sangue em todo o país. Em um ato de solidariedade, uma única doação pode salvar quatro vidasO sangue é insubstituível. Por isso, é tão importante uma cultura solidária, de doação regular e espontânea.

Saiba mais

Centrais Sindicais vão às ruas contra a alta taxa de juros


Centenas de trabalhadores e trabalhadoras saíram as ruas da capital gaúcha para exigir juros baixos para aquecer a economia, gerar empregos, combater a fome e fazer o Brasil crescer, durante ato realizado na terça-feira, 20 de junho, em frente à sede do Banco Central (BC), no Centro Histórico de Porto Alegre. O destaque deste terceiro protesto contra os juros altos na capital gaúcha em 2023 foi a participação de uma caravana de metalúrgicos e metalúrgicas, organizada pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS) e sindicatos filiados, que vieram de vários municípios. Após concentração na Praça Pinheiro Machado, no bairro São Geraldo, a marcha tomou a Avenida Farrapos. 

Saiba mais

Na pauta do STF: fake news, big techs e redes sociais


Recentemente, as “fake news” retornaram às manchetes de todo país. Isso porque, havia expectativa que o Congresso Nacional começasse o debate sobre a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, mais conhecida como PL das Fake News. No entanto, graças ao lobby promovido pelas “big techs”, os congressistas desistiram de analisar o projeto. Em face desse quadro, é interessante entender alguns pontos sobre essa situação, como: o que são big techs; qual a ligação delas com as redes sociais; a relação destas com as fake news; a regulamentação das mídias; e os impactos disso na vida dos brasileiros.

Saiba mais

Atendimento da Equatorial piorou com demissões na CEEE


O ciclone extratropical, que atingiu o Rio Grande do Sul no último dia 16 e deixou um saldo de 16 mortes, milhares de famílias desabrigadas e destruição de inúmeras casas e outros estragos, expôs mais uma vez os graves problemas de falta de energia elétrica após os temporais. O serviço hoje é totalmente privado no Estado, após a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), vendida em leilão promovido pelo governo Eduardo Leite (PSDB), em 31 de março de 2021, com lance único de R$ 100 mil, o preço de um automóvel novo, para o Grupo Equatorial. No dia 19 de junho, cinco dias depois do ciclone, cerca de 3,8 mil unidades seguiam sem energia elétrica na área de abrangência da Equatorial.

Saiba mais

O teu sindicato é quem te representa!

Sindicalize-se e fortaleça a luta dos Técnicos e Técnicas Industriais. Somente com o apoio das categorias profissionais é possível organizar e fortalecer a luta do movimento sindical

O SINTEC-RS existe por você e, juntos, somos muito mais fortes!

Clique aqui para ser sócio ou sócia