Outubro de 2021

Quem são os Técnicos Industriais: Técnico em Construção Naval


Este profissional realiza ensaios, testes e monta componentes na fabricação e manutenção naval, desenvolve projetos de construção naval, controla e inspeciona os processos de construção em plantas navais e coordena a construção de 

embarcações e estruturas hidroviárias. Também realiza manutenção e operação de sistemas de navegação, seleciona materiais a serem empregados, analisa custos operacionais, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios e monta e organiza estaleiros.

Saiba mais
Acompanhe o SINTEC-RS nas redes sociais

Privatização da Trensurb levará ao caos, como ocorreu nas ferrovias inglesas

Incluída desde 2019 no Programa Nacional de Desestatização, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) está sob a mira do governo Bolsonaro, que quer sua privatização. Além de ser uma empresa de função social fundamental, exemplos de casos como o da Inglaterra demonstram que a o fim do controle social dos transportes só traz prejuízos à população. O transporte é um dos direitos sociais listados na Constituição. É dever do Estado, portanto, garanti-lo, e não encará-lo como um serviço qualquer, organizado pela iniciativa privada sem levar em conta interesses e necessidades das pessoas, que necessitam do transporte público para trabalhar e acessar outros direitos, como saúde, educação e cultura.

Saiba mais

Fundação Liberato está com inscrições abertas para ingresso em 2022

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, está com as inscrições abertas para o processo seletivo com ingresso no primeiro semestre de 2022. O prazo para se inscrever encerra no dia 21 de novembro e as provas serão realizadas no dia 5 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. Os cursos Técnicos Diurnos oferecidos são Química, Mecânica, Eletrotécnica e Eletrônica. Já os cursos Técnicos Noturnos são Química, Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Manutenção Automotiva, Design de Interiores e Informática para Internet. Confira o passo a passo para realizar a sua matrícula no site.

Saiba mais

CNE lança canal de denúncias para apurar irregularidades na privatização da Eletrobras

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) lançou o canal Escuta Digital, para receber relatos sobre possíveis irregularidades no processo de privatização da Eletrobras.

O canal é coordenado pela campanha Salve Energia e vai permitir que novas ações sejam efetivadas na tentativa de barrar a entrega da maior estatal elétrica da América Latina. As informações recebidas pelo canal serão tratadas pelo jurídico do CNE e a identidade dos denunciantes será preservada.

Saiba mais

Privatização da água: justiça suspende reajuste da tarifa de água e esgoto em Manaus

Em Manaus, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) precisou suspender o reajuste da tarifa de água e esgoto, considerando que o aumento é uma “total discrepância com a realidade vivenciada atualmente, principalmente pelo aumento da taxa de desemprego e a queda da renda familiar e do faturamento de empresas”.

A empresa da inciativa privada responsável pelo setor atua na cidade através da concessionária Águas de Manaus desde 2000.

Saiba mais

Para ouvir: podcast Três por Quatro, novo programa semanal do jornal Brasil de Fato


O programa Três por Quatro é o novo podcast de política do jornal Brasil de Fato, que apresenta análises e comentários políticos a partir de quem participa da vida política brasileira, sendo “um retrato do Brasil”. O podcast, que estreou em julho deste ano, vai ao ar toda sexta-feira e o apresentador Igor Felippe, o ex-ministro José Dirceu, a economista Juliane Furno e a jurista Carol Proner discutem os temas que receberam destaque durante a semana. Dê o play para ouvir aqui.

Saiba mais

Enquanto países ricos e desenvolvidos reestatizam mais de 1400 serviços privatizados que ficaram caros e ruins, os governos Bolsonaro e Eduardo Leite vão na contramão e querem entregar o patrimônio do povo para que as camadas privilegiadas fiquem ainda mais ricas.

Países desenvolvidos reestatizaram 1400 serviços. Bolsonaro e Eduardo leite vão na contramão