Novembro de 2021

Quem são os Técnicos Industriais: Técnico em Mecânica

O profissional técnico em Mecânica elabora projetos de produtos e ferramentas, controle de qualidade e controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla

procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos, opera equipamentos de usinagem e aplica procedimentos de soldagem. Também é responsável por realizar interpretação de desenho técnico, controlar processos de fabricação, aplicar técnicas de medição e ensaios e especificar materiais para construção mecânica.

Saiba mais
Acompanhe o SINTEC-RS nas redes sociais

Curso de Projeto Avançado de Usina 1MW com desconto na Fundação Solar 

O curso de Projeto avançado de Usina Fotovoltaica 1 MW, promovido pela Fundação Solar em parceria com a Escola Técnica Liberato, está com as inscrições abertas! As aulas ocorrerão nos dias 3 e 4 de dezembro, na Liberato, das 19h às 22h na sexta-feira e das 08h às 17h no sábado. O curso será realizado com todos os cuidados necessários para este momento de pandemia. O investimento é de R$890,00 e o pagamento poderá ser realizado em até quatro parcelas no cartão de crédito ou à vista, com 10% de desconto. Associados ao SINTEC-RS contam com mais 10% de desconto em qualquer forma de pagamento.

Saiba mais

Brasil de Fato: população gaúcha diz não às privatizações em plebiscito popular 

Plebiscito Popular sobre as privatizações no Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 16 e 24 de outubro, contou com a participação de 90.265 pessoas, que votaram de forma online ou presencial. A ampla maioria dos participantes disse não às privatizações promovidas por Eduardo Leite (PSDB) no estado e por Bolsonaro (sem partido) no país. Foram quase 100 mil pessoas que demonstraram o interesse da sociedade gaúcha em participar do debate sobre as privatizações no estado, em um plebiscito organizado por movimentos populares, sem recursos financeiros ou publicidade na grande mídia. 

Saiba mais

Parecer do MP ao TCU questiona documentação sobre privatização da Eletrobras

SINTEC-RS e as demais entidades que fazem parte do Coletivo Nacional dos Eletricitários, seguem lutando contra a privatização ilegal da Eletrobras – a maior empresa de energia elétrica da América Latina, responsável por 30% da capacidade instalada no Brasil. A atuação da Advocacia Garcez, representando o CNE, resultou em um parecer do Ministério Público de Contas da União ao Tribunal de Contas, questionando a documentação sobre privatização da Eletrobras.

Saiba mais

Aprovação na Assembleia não garante privatização da Corsan. É possível barrá-la!

Aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no início de setembro, o PL 211/2021 facilita o processo de privatização da Corsan. No entanto, a venda da empresa é mais difícil do que o governador e alguns deputados querem fazer parecer. Com 33 votos favoráveis e 19 contrários, o PL 211/2021 na verdade modifica um artigo na lei 5.167, que criou a Corsan em 1965. Com a modificação, o estado deixa de ter a obrigação legal de possuir ao menos 51% do capital social da empresa.

Saiba mais

Convênios: SINTEC-RS lança nova parceria com instituto O Setor Elétrico



SINTEC-RS estabeleceu uma parceria exclusiva com o Instituto O Setor Elétrico, pilar de educação e negócios da Revista O Setor Elétrico. Com isso, associados ao sindicato agora contam com desconto em cursos e treinamentos oferecidos pela instituição. A iniciativa reconhece a importância da atualização profissional dos nossos associados. A atualização profissional é fundamental para manter-se competitivo no mercado. Clique no botão abaixo e saiba mais sobre a nova parceria do sindicato.

Saiba mais

SINTEC-RS reuniu 10 direitos trabalhistas que foram conquistados com muita luta pelo movimento sindical e elaborou o e-book gratuito Conquistas do Movimento Sindical, que relembra o papel fundamental dos sindicatos no avanço e na manutenção dos direitos dos trabalhadores.

Os sindicatos são agentes fundamentais na sociedade, principalmente nas relações trabalhistas, e foram responsáveis por garantir os direitos e benefícios que desfrutamos hoje, enquanto trabalhadores. Atacar os sindicatos é atacar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e, portanto, não compre os discursos de ódio e fake news direcionados às entidades sindicais.

Conheça os fatos e tenha consciência de que somente com a organização e o fortalecimento do movimento sindical os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras podem ser mantidos e ampliados. 

Lembre-se: juntos, somos muito mais fortes!

Conheça 10 direitos trabalhistas que foram conquistas do movimento sindical