Junho de 2021

Quem são os Técnicos Industriais: Técnico em Mecatrônica

O profissional técnico em Mecatrônica projeta, instala e opera equipamentos automatizados e robotizados, realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados, além 

de realizar integração de equipamentos mecânicos e eletrônicos e executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Saiba mais
Acompanhe o SINTEC-RS nas redes sociais

 Contribuição Sindical 2021: solicite a sua guia e contribua com o teu sindicato 

Contribuição Sindical de 2021, no valor de R$90,00, já pode ser paga e a emissão da guia pode ser solicitada diretamente pelo telefone (51) 9 9301-4887, pelo e-mail sintec@sintec-rs.com.br ou aqui no site do SINTEC-RS. O pagamento da Contribuição Sindical ao sindicato é instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria dos Técnicos e Técnicas Industriais. Se você ainda não solicitou a sua guia, entre em contato ou solicite pelo site e faça a sua contribuição!

Saiba mais

Junho Vermelho: campanha destaca importância da doação de sangue

Durante o mês de junho ocorre a campanha Junho Vermelho, que chama a atenção para a importância de doar sangue. A ação também busca alertar a população a respeito da necessidade de aumentar o número de doadores para garantir o abastecimento dos bancos de sangue. A doação é um ato de solidariedade e uma única doação pode salvar até quatro vidas. Na pandemia, as doações tiveram uma redução, estimada pelo Ministério da Saúde, de 15% a 20% em comparação com o ano de 2019. 

Saiba mais

Estatais são fonte de desenvolvimento e bem-estar


Os norte-americanos classificam grande parte de suas estatais como “public authorities”, e a maioria é ligada às administrações de estados e municípios, tendo como propósito o bem-estar da sociedade e a eficácia na gestão, e não a busca de seus donos pelo lucro (como ocorre na iniciativa privada). Afinal, é para isso que servem estatais: dar uma vida mais digna para a população, atingir o maior número de pessoas com os serviços e contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, fortalecendo as cadeias produtivas da economia.

Saiba mais

Privatização da Eletrobras: luz deve aumentar 25%

A Câmara dos Deputados votou nesta segunda-feira, 21, emendas da MP sobre a privatização da Eletrobras, que foram modificadas no Senado. A MP do Apagão foi aprovada nas duas casasApesar da insistência do governo Bolsonaro em cumprir uma agenda privatista, especialistas de diversos setores já apontaram os riscos de abrir mão de um setor estratégico. Além disso, o jornal Brasil de Fato destaca que a privatização da companhia deverá causar um aumento de 25% na conta de luz dos brasileiros e brasileiras.

Saiba mais

Quem está enganando você com o mantra do “privatiza tudo”?

No Brasil, mais de 70% da população é contra as privatizações. Mas políticos, empresários e parte da velha mídia fazem propaganda para que as pessoas repitam o mantra “privatiza tudo”. Querem que você acredite que a única alternativa é passar empresas públicas para a iniciativa privada. Além de estarem mentindo, quem faz propaganda pelas privatizações não conta duas coisas: 1) são eles mesmos que vão ganhar dinheiro com as privatizações; e 2) estatais garantem desenvolvimento econômico e justiça social a um país.

Saiba mais

No sábado, 19 de junho, o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil mortes por COVID-19. Já são mais de meio milhão de vidas perdidas, além de incontáveis familiares e amigos que sofrem a perda de seus entes queridos. Uma marca triste na história do país. São vidas de brasileiros e brasileiras que foram interrompidas por uma doença para a qual já existe vacina.

Em meio ao caos de uma crise sanitária mundial, uma onda de fake news, desinformação e defesa de medicação e tratamentos sem eficácia comprovada também se espalhou pelo país, promovida com persistência pelo governo Bolsonaro. Um descaso para com a gravidade da pandemia e, também, para com a vida da população. O contexto atual do país é o reflexo da ausência de um plano nacional de resposta à pandemia por parte do Ministério da Saúde e do Governo Federal.

Diante deste cenário, o SINTEC-RS se solidariza com os familiares e amigos de cada uma das vítimas de COVID-19. Os dados da pandemia são lamentáveis, mas é fundamental não esquecer que representam muito mais do que apenas números: são mães, pais, filhos, irmãos, avós, amigos e amores. São vidas que partiram, que se apagaram.

Em tempo, novamente o SINTEC-RS reitera a defesa pela vacinação de todos e todas! Somente através da ciência e da vacina será possível enfrentar esta pandemia. Não há mais espaço para falas distorcidas, que minimizem o impacto da COVID-19 no Brasil e que promovam o uso de medicamentos ou tratamentos comprovadamente ineficazes.